Home / Notícias / Universidade Federal da Fronteira Sul é discutida em Mafra
GEDSC DIGITAL CAMERA

Universidade Federal da Fronteira Sul é discutida em Mafra

Da assessoria – Atendendo convite da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte), estiveram na sede da entidade, em Mafra – SC, prefeitos, vereadores, servidores públicos, secretários de educação de vários municípios da região e União da Vitória. O convite foi enviado ao Poder Legislativo, onde ficou claro que a região sudoeste e centro sul do Paraná estaria inseridas como regiões que pleitearam a sede do campus de número cinco da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). No entanto, durante o encontro que aconteceu na tarde de quarta-feira, 20, ficou claro pelas palavras do representante do comitê de implantação do campus da instituição federal que as ações estão dirigidas à região que compreende desde Porto União até a região de Mafra.

Nas explanações de lideranças políticas, sindicais e de educação e dos Secretários de Desenvolvimento Regional de Mafra e de Canoinhas, estão adiantados os projetos para trazer o campus para a região. A participação de União da Vitória se limitou a de coadjuvante de Porto União – SC, que faz parte do esforço regional pelo campus da Universidade. Na avaliação dos organizadores um campo que encurte distâncias é bom para toda região, independentemente do município onde o campus for instalado.

Por meio de votação simbólica, foi aprovado no final da assembleia os cinco cursos que serão solicitados através do projeto que será apresentado no próximo dia 27: Administração Pública; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia Civil e Engenharia Agrícola. Os cursos em questão não existem na UFFS ou gratuitamente nas universidades da região. A UFFS é uma novidade, tem apenas cinco anos incompletos e ainda está em fase de implantação em diversas regiões do sul do país.