Home / Notícias / 18ª SESSÃO ORDINÁRIA – PIRES FILHO É ELEITO SEGUNDO SECRETÁRIO

18ª SESSÃO ORDINÁRIA – PIRES FILHO É ELEITO SEGUNDO SECRETÁRIO

Na noite desta segunda-feira aconteceu a 18.a Sessão Ordinária, onde o Presidente do Legislativo, Valdecir Jose Ratko (UNIÃO) nomeou o Vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP) como segundo secretário ad-hoc, durante a Sessão .

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Júlio Adilson Pires FIilho (PP) para o retorno das vagas de estacionamento na Av. São Cristóvão no Distrito de São Cristóvão. André Cristiano Henik (SDD) solicitou envio de verba para reforma da UBS do Bairro Nossa Senhora da Salete e Sagrada Família de Nazaré; Alex de Anastácio (PSD) pediu a mobilização simultânea contra a dengue, com força tarefa para vistoriar e limpar locais que apresentem indícios de criadouros do mosquito Aedes Aegypti; e a Vereadora Thays Bieberbach (PT) solicitou o Plano Municipal de atendimento socioeducativo, planos ou projetos educativos das medidas socioeducativas em Meio Aberto.

Em seguida, conforme o regimento interno da Casa Legislativa Municipal de União da Vitória, foi realizada a eleição para o Segundo Secretário do Legislativo com vigência ao período do biênio 2023/2024. Pires Filho recebeu 8 votos favoráveis, o dele próprio, dos Vereadores Presidente Valdecir Ratko (União), Vice Anderson Cardoso ( PROS), primeiro secretário André Henik ( SDD), Ricardo Sass (PP), Alex de Anastácio ( PSD), Clodoaldo Goetz (PV) e José Gilso Lenczuk (PL). Thays Bieberbach (PT) recebeu cinco votos, dela própria e dos Vereadores Emerson Lourenço (AGIR), Celso Rocha (MDB), Waldir Cortellini (PSB) e Sidney Lorensini (PSD).

As Moções acolhidas por unanimidade na Casa foram de pesar, pelo falecimento dos radialistas Sérgio Roberto de Mattos e José Jagher, Nho Zé.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores: Pires Filho (PP) que agradeceu ao voto dos EDIS e o atendimento do Poder Executivo referente às suas proposições de melhorias na iluminação da Ponte do Arco de União da Vitória. Thays Bierberbach (PT), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cardoso (PROS) e Valdecir Ratko (AGIR) também usaram a palavra e parabenizaram o Vereador eleito. O Presidente da Casa Legislativa finalizou a Sessão usando a palavra lembrando das 98 proposições de sua autoria, onde solicitou e trabalhou por melhorias na parte de urbanismo do Município, sendo que destas 41 foram atendidas. Ratko comentou a necessidade de uma força tarefa para tal conclusão, visto que as solicitações influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas, dignidade e desenvolvimento do Município.

Em seguida aconteceu a Sessão Extraordinária, onde foram aprovados em primeira discussão por unanimidade os Projetos de Lei 20/2023 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2023, com recursos de anulação de dotações; e 22/2023 que autoriza a reversão ao patrimônio do Município de uma área de 15.563,61.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória