Home / Notícias / 31ª SESSÃO ORDINÁRIA HOMENAGEIA UNIÃO DE KARATÊ PELAS 17 MEDALHAS CONQUISTADAS

31ª SESSÃO ORDINÁRIA HOMENAGEIA UNIÃO DE KARATÊ PELAS 17 MEDALHAS CONQUISTADAS

As Indicações foram propostas pelos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para construção de posto de saúde no Bairro Jardim Roseira e para o mapeamento e avaliação das câmeras de segurança do Município, Simone Cristine Alves Lourenço (PSD) para pavimentação em via do Bairro Ponte Nova, já Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitou a pavimentação para via localizada nos Bairros Nossa Senhora do Rocio e Bairro Rio da Areia, Alandra Roveda Grando (PL) pediu a promoção de campanhas do Castra Móvel em várias localidades e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para manutenção de via do Bairro São Sebastião.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Solange Braun Corrêa, Presidente do IMAS que falou sobre os 30 anos da Instituição, lembrando a história construída através de um legado de responsabilidade. O IMAS, Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Servidor de União da Vitória presta serviço completo de saúde ao servidor e já teve 7 presidentes desde sua fundação. Com sede própria adquirida com recursos próprios tem atualmente 162 credenciados. Solange lembrou das dificuldades enfrentadas no período da pandemia, momento enfrentado com empenho e dedicação na autarquia, que possui parceria permanente com a administração municipal.

Ednilson de Godoy (PV) fez uso do Grande Expediente explorando a data de 26 de setembro, Dia Nacional dos Surdos, momento para marcar as conquistas, relembrar as lutas e o caminho percorrido, celebrando vitórias e almejando a garantia de direitos e inclusão das pessoas com deficiência. André Cristiano Henik (SDD) explorou o assunto do Projeto de sua autoria votado em segunda discussão durante a Sessão, de número 34/2021 que institui no calendário de Eventos da Cidade de União da Vitória a “Semana Escolhi Esperar”, que traz como objetivo a conscientização e prevenção sobre gravidez precoce em União da Vitória, que tem o índice maior da AMSULPAR, e até mesmo do Estado, onde nos últimos 10 anos teve mais de 1487 adolescentes que ficaram grávidas durante o período. O Projeto do Vereador André contempla a discussão do assunto em aspectos de alerta nas Escolas Municipais.

Em 2ª discussão foi aprovado por unanimidade os Projetos de Lei:
– 34/2021 que inclui no calendário de eventos de União da Vitória a “Semana Escolhi Esperar” prevenção e conscientização sobre gravidez precoce e dá outras providências;
– 23/2022 que autoriza o poder executivo a criar o Projeto Esporte Paraolímpico nas Escolas do Município de União da Vitória e dá outras providências;
– e 26/2022 que institui o Dia Municipal do Voluntário em União da Vitória.

Em 1ª discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 24/2022 que institui em União da Vitória a semana da prematuridade e dá outras providências.

O Requerimentos proposto na Sessão foi do Vereador Alex de Anastácio (PSD) que solicitou o envio à Casa legislativa da alteração da tabela de horas, junto à categoria dos profissionais com a jornada de trabalho e remuneração dos Assistentes Sociais.

As Moções ficaram por conta dos Vereadores:
– Alex de Anastácio (PSD) com aplausos à Escola Municipal Professora Marivalda de Fátima Palamar que promoveu dia 17 de setembro a 1.a Festa da Primavera com objetivo de interação entre família e escola e pelos 30 anos de serviços prestados pelo IMAS;
– Cordovan Melo Neto (PP) propôs aplausos à Associação União de Karatê que conquistou 12 medalhas no Campeonato Paranaense em Cascavel dia 17 de setembro.
– Todos os Vereadores propuseram um voto de pesar pelo falecimento da Sra. Silvana de

A Palavra Livre foi utilizada pelos Vereadores Ednilson de Godoy, Alex de Anastácio e Celso Rocha e o assunto mais comentado durante a Sessão foi o reconhecimento pelo trabalho prestado pela Associação União de Karatê que com seu serviço prestado ajuda crianças e seus familiares oferecendo orientação, tirando a criança e sua família de maus caminhos.

Em seguida foi realizada a Sessão Extraordinária, na oportunidade foram aprovados por unanimidade:
– Em 1ª discussão o Projeto de Lei 17/2022 que estabelece  direitos e consolida a política municipal para a população em situação de rua em União da Vitória;
– Em votação única o Projeto de Lei 43/2022 que insere cargos na Lei Municipal N.o 3058/2003.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara de União da Vitória