Home / Notícias / 36ª SESSÃO ORDINÁRIA – ASSUNTOS MAIS COMENTADOS: NOVO DECRETO E TRÂNSITO

36ª SESSÃO ORDINÁRIA – ASSUNTOS MAIS COMENTADOS: NOVO DECRETO E TRÂNSITO

A 36ª Sessão Ordinária aconteceu no dia 22 de novembro e teve a presença de todos os Vereadores eleitos, contando com a presença do Segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) que retornou do afastamento solicitado por 30 dias.

Entre as Indicações, foram propostas pelos EDIS: Ednilson de Godoy (PV) a instalação de brinquedos adaptados para pessoas com deficiência na fase adulta em todos os Parques do Município e uma faixa elevada em frente à Escola Maridalva Palamar; Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) solicitou a construção de uma quadra de basquetebol no Bairro São Cristóvão e Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) pediu informações sobre a legislação e instalação de estações de radiocomunicações dos serviços de comunicação 5G. Thays Bieberbach (PT) apontou a necessidade de Centro de Referência Especializado para população em situação de rua e Alandra Roveda Grando (PL) pediu informações sobre o aparelho de ultrassonografia recebido do Governo do Estado, número de exames realizados com o mesmo e junto ao Colega Anderson Cardoso (PROS) apontou a necessidade de um Centro Comunitário no Bairro Limeira.

A Tribuna Popular e o Grande Expediente não tiveram inscritos e logo no início da Ordem do Dia foi colocado em votação o regime de urgência do Projeto de Decreto Legislativo 02/2021, com muita discussão contrária de pedido de retirada do Projeto, iniciando pelo posicionamento de José Pedro Walck (PSD) sobre o Prefeito Bachir Abbas já haver proposto novo decreto atendendo à solicitação da população e não havia motivo de dar sequência na permanência da votação do Projeto. O Primeiro Secretário leu o novo Decreto Municipal e o proponente do Projeto de Decreto, Emerson Litwinski, decide retirar o mesmo de votação. Alandra explicou que ela e outros colegas vereadores também tinham a mesma necessidade em auxiliar a população e fizeram requerimento pedindo a retirada do Decreto. Valdecir José Ratko (DEM) lembrou da necessidade em resolver a situação de forma ágil através da reunião que tiveram junto ao Executivo com a solução do problema em poucos dias, enquanto o Projeto demoraria muito mais para ser votado dentro dos tramites normais. O Presidente Cordovan conclui a retirada da urgência e Emerson decide pela retirada do Projeto.

Em Primeira Discussão foram votados e aprovados por unanimidade os Projetos: 44/2021 que institui o Dia Municipal da Cultura Cristã; 45/2021 que altera a Lei 3106/2003 sobre a forma de homenagem aos Professores no dia 15 de Outubro; 34/2021 que dispõe sobre a criação do benefício auxílio funeral municipal estabelecendo critérios para atendimento de pessoas em situação de risco na gratuidade de serviços funerais e concessão de uso temporário de lóculos sociais nas dependências dos Cemitérios Municipais.

Entre os Requerimentos, os Vereadores propuseram: Waldir Cortellini (PSB) alargamento de via no Distrito de São Domingos; Cordovan Neto (PP) e Ednilson de Godoy (PV) solicitaram um terreno para a construção da Escola Municipal Hilda Romanzini; Júlio Adilson Pires (PP) e Anderson Cardoso (PROS) para um semáforo na esquina das Ruas Av. Marechal Deodoro, Bernardino Saldanha Muniz e Café Filho, a discussão da votação foi longa, diversos EDIS fizeram críticas à Secretaria de Trânsito apontando problemas em diversas localidades do Município, a Vice-Presidente Alandra Roveda lembrou a questão de necessidades das placas de orientação nas Ruas. O Requerimento de Ednilson de Godoy (PV) foi para pedir a implantação do Programa Cidade Amiga do Idoso no Município e Clodoaldo Goetz (PV) para adequação de estacionamentos nas ruas respeitando os 5 metros do bordo do alinhamento da linha transversal. Thays Bieberbach (PT) solicitou a manutenção da academia ao ar livre no Bairro São Judas Tadeu.

Fizeram uso da Palavra Livre: José Pedro Walck (PSD) que promete fazer um levantamento dos locais que foram feitas proposições dele e dos colegas solicitando resoluções no trânsito a fim de evitarem tragédias. Os EDIS Thays, Anderson, Godoy, Alandra, Emerson e André também fizeram uso da Palavra e o assunto mais pautado além de suas proposições foi o pedido de soluções para o trânsito.

O Presidente da Casa Cordovan Melo Neto (PP) fez o encerramento da Sessão com vários recados. Parabenizou o Evento “Prefeito com o Povo” realizado no último sábado e falou sobre o Decreto discutido durante a Sessão e seus esforços junto aos colegas para a solução dos problemas da população. Cordovan parabenizou ainda a Sra. Therezinha Wolff pelo lançamento do Livro “Santos de Casa” escrito por ela em conjunto ao pai do Presidente da Casa, Cordovan Frederico de Melo Júnior. No Livro, ficaram registradas as comemorações do Centenário e todos os EDIS foram presenteados com um exemplar do Livro. Cordovan lembrou ainda o resultado do Concurso realizado na Casa e disse que em breve a Câmara contará com novos colaboradores e citou ainda o lançamento do Projeto Ensino Conectado de forma muito positiva, onde foram investidos 1milhão e 200mil em recursos próprios para tecnologia e educação no Município.

Depois da Sessão Ordinária, foi aprovado em segundo turno, por unanimidade em Sessão Extraordinária, o Projeto de Lei 48/2021 que estima a receita e fixa a despesa para o Exercício Financeiro de 2022.