Home / Notícias / 38ª SESSÃO ORDINÁRIA É MARCADA COM HOMENAGENS AOS ESPORTISTAS

38ª SESSÃO ORDINÁRIA É MARCADA COM HOMENAGENS AOS ESPORTISTAS

Devido a solicitação do Presidente da Casa, Cordovan Melo Neto (PP), a Vice-Presidente Alandra Roveda Grando (PL) representou a Casa de Leis de União da Vitória na ALEP, Assembleia Legislativa do Paraná, na apresentação do Projeto Nova Escola, motivo pelo qual o Presidente da Casa convocou o Vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP) para substituí-la durante a Sessão.

As Indicações foram dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) pediu a construção de quadra de vôlei no Bairro Nossa Senhora do Rocio e junto ao colega Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) para que, através do DER, seja arrumado buraco existente na PR 447 próximo ao Km 447; Alex de Anastácio (PSD) solicitou melhorias em via do Bairro São Basílio Magno e em via do Bairro Cidade jardim; Waldir Luiz Cortellini (PSB) pediu a instalação de toldo em frente à Escola no Bairro São Sebastião; André Cristiano Henik (SDD) e Celso Carlos Rocha (MDB) indicaram a desobstrução de tubos de águas pluviais no Bairro Salete em São Cristóvão. Ednilson de Godoy (PV) pediu a viabilização de veículo para a Associação dos Deficientes Visuais do Vale do Iguaçu ADEVIVI; Celso Carlos Rocha (MDB) solicitou a inclusão de via do Bairro Limeira no programa de pavimentação e em parceria com a colega Thays Bieberbach (PT), manutenção de via do Bairro São Joaquim. Thays juntamente ao colega André Henik indicaram melhorias em via do Bairro Nossa Senhora da Salete, e Sidney Lorensini (PSD) junto a colega Thays propuseram a manutenção de via do Bairro Bom Jesus e Jardim Muzzolon. Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Thays propuseram melhorias em via do Bairro São Bras, e Thays solicitou ainda mudanças no cruzamento de vias do Bairro São Joaquim e para manutenção de via do Bairro Bento Munhoz da Rocha Neto.

O Grande Expediente foi utilizado pelo Vereador Alex de Anastácio (PSD), o qual discursou a respeito do Projeto de Lei de sua autoria 28/2022 para a criação do Programa de Incentivo à doação de leite materno, lembrando todos os benefícios do Programa e a importância do leite materno para a saúde do bebê; e Ednilson de Godoy (PV) que discorreu principalmente sobre sua maior bandeira, a defesa da pessoa com deficiência, reforçando as homenagens propostas durante a Sessão e a importância do esporte para a classe como foco principal a socialização. O desempenho individual com grande rendimento é incentivado para a participação de disputas para maiores desafios. Lembrando o último Campeonato onde a equipe de União da Vitória disputou com 45 municípios e conquistou a 18.a colocação geral e 13 medalhas alcançadas.

Em votação única foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 49/2022 que altera a SEÇÃO V do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de União da Vitória.

Em primeira discussão, foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 28/2022 que dispõe sobre a criação do Programa de Incentivo à doação de leite materno em União da Vitória;  31/2022 que institui o Dia Municipal do Antigomobilista; e 46/2022 que cria o acervo histórico documental e centro de pesquisa história do Município.

Os Requerimentos propostos foram dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para construção de refeitório na Escola Municipal Lina Forte; Waldir Luis Cortellini (PSB) solicitou o mesmo na Escola Municipal Miguelina Treuke. Alex de Anastácio (PSD) para serviço de limpeza e tubulação em via do Bairro São Braz; Ednilson de Godoy (PV) solicitou a construção de Centro comunitário no Bairro são Gabriel. Sidnei Lorensini (PSD) e Thays Bieberbah (PT) para sinalização de responsabilidade de limpeza ao proprietário de terreno localizado no Bairro São Bras, e Thyas junto ao colega Vereador Celso Carlos Rocha (MDB) solicitaram o mesmo para terreno do Bairro São Joaquim. Thays Bieberbach solicitou a observação na qualidade e entrega do leite feito através do Programa Leite das Crianças.

Diversas Moções foram propostas pelos EDIS, de Pesar pelo falecimento do Senhor João Luiz de Oliveira Pinto e Rudinei Antônio Kampmann;
Proposto pelo Vereador Ednilson de Godoy (PV), aplausos à Delegação do Programa Paralímpico de União da Vitória que participou com 11 atletas em Competição Estadual e conquistou 13 medalhas.
Godoy juntamente aos colegas Alandra Roveda Grando (PL), Anderson Cardoso (PROS), André Henik (SDD), Cordovan Neto (PP), Júlio Adilson Pires Filho (PP) e Valdecir Ratko (UNIÃO) moção honrosa para a atleta de Bocha Diva Teresinha Tonkio Sebenello a qual representou o Brasil na Turquia no Campeonato Mundial de Bocha, e juntos também propuseram a homenagem ao atleta Jaison Francisco de Ramos que recebeu este ano destaque série bronze no Evento Gala Mundo do Futsal, maior Evento de premiação de futsal brasileiro e mundial, além de mais de 15 prêmios individuais desde 2002.
Alex de Anastácio propôs a homenagem ao dia do Biomédico.

Os Vereadores que utilizaram o Pequeno Expediente foram Ratko, Alex de Anastácio, Cortellini, Pires Filho, Godoy e Anderson Cardoso.

Cordovan finalizou a Sessão citando Eventos ocorridos no final de semana, entre eles a EXPOTURISMO e o torneio de basquete que irá acontecer nas Cidades na próxima semana. Cordovan lembrou ainda toda população sobre o REFIS 2022, programa este que disponibiliza 100% desconto em multas para pagamento até 15 de dezembro.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória