Home / Notícias / 8.ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIUV E ADAD MARCAM PRESENÇA

8.ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIUV E ADAD MARCAM PRESENÇA

Na noite de 29 de março de 2021 aconteceu a 8.ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A última Sessão do mês, assim como todas as Sessões de março, contaram com o canto do hino de União da Vitória em razão e homenagem à Cidade que completou no dia 27 de março 131 anos.

Os Vereadores e 1º Secretário Valdecir José Ratko (DEM) e 2º Secretário Ednilson de Godoy (PV) participaram da Sessão de forma remota, sendo assim, quem fez a leitura da Ordem do Dia foi o suplente e Vereador André Cristiano Henik (SDD).

A Sessão contou com a presença do Reitor Alysson Frantz, o qual fez uso da Tribuna e contou em detalhes sobre a reforma e restauração do Cine Teatro Luz.

Também esteve presente na Sessão a Sra. Maria Salete Venâncio, homenageada ajunto à ADAD, Associação de Ajuda para Dependentes de Álcool e outras Drogas através da Moção de Aplausos pelo Dia Mundial de Combate às Drogas e Alcoolismo.

Fizeram uso do Grande Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Celso Carlos Rocha (MDB). O Vereador Emerson comentou a respeito de projeto que pretende protocolar na Câmara Municipal e o Vereador Sr. Celso lembrou da história da Cidade na década de 60 e 70, a formação e desenvolvimento de alguns Bairros, época em que seu pai foi Vereador, famílias e Empresas que faziam parte da Cidade e suas  importâncias para o desenvolvimento e crescimento do Município.

Na Ordem do Dia foram votados em primeira discussão dois Projetos, sendo um deles de número 7/2021 que dispõe sobre a nomeação da Rua Dário Sérgio Cândido e 14/2021 que cria a obrigação para os estabelecimentos públicos municipais e privados inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial de conscientização do transtorno do espectro autista. Ambos foram aprovados por todas as Comissões.

Fizeram uso da Palavra Livre o Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto, a Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda, os Vereadores José Pedro Walck (PSDB), Waldir Luiz Cortellini ((PSDB), Thays Bieberbach (PT), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS).

O assunto mais comentado e cobrado pelos Vereadores é à Sanepar, a fim de solucionar os problemas com a falta de água e inadequação ao consumo, oportunidade que o Presidente da Câmara, Cordovan Frederico de Melo Neto, fez o convite à um representante da Empresa vir fazer uso da Tribuna e prestar esclarecimentos à população.

Os Vereadores parabenizaram à UNIUV pelo trabalho exemplar de restauração do Cine Teatro Luz, o qual estará com as portas abertas no final do ano para Eventos. O público poderá também contemplar de forma pontual e nostálgica, a exibição de filmes através de sua tela de cinema, a qual foi cuidadosamente preservada e restaurada.

A Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda (PL) citou a necessidade urgente de equiparação de horários do comércio das cidades irmãs e horários estendidos, medida esta que irá de encontro com a necessidade do comércio funcionar garantindo seu sustento e não aglomero de clientes, o que parece uma medida óbvia em questão de bom senso para colaboração a não disseminação do vírus Covid-19.

O Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) finalizou a Sessão convidando um representante da Sanepar  para fazer uso da Tribuna em próxima Sessão, parabenizando à UNIUV e também lembrando os 131 anos de União da Vitória, oportunidade esta, em que foram trocadas as bandeiras da Câmara de Vereadores, já que as comemorações, à exemplo de 2020, tiveram que ser novamente suspensas respeitando os protocolos de distanciamento social.