Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 12ª SESSÃO ORDINÁRIA

12ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), para avaliação de implantação de redutores de velocidade em via do Bairro Rio D’Areia; Sidnei Lorensini (PSD), para obras em valas que estão abertas na Rua Leão Bartoski, José Pedro Walck (PSD), para estudos de melhorias com os problemas de lixos na Av. Manoel Ribas, Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou ao Executivo Municipal, através de sua secretaria competente, avaliação de instalação de redutor de velocidade ‘lombada’ na Av. Bento Munhoz. Thays Bieberbach (PT), solicitou a campanha de vacinação contra a cinomose. Alandra Roveda Grando (PL), solicitou completas ao Executivo a respeito da entrega de colchões, mantas e travesseiros que estão sendo realizados pelo município.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Professora Marina Krasniak, que representou o Comando Local de Greve do Instituto Federal do Paraná que falou sobre a Importância do Instituto Federal do Paraná em União da Vitória.

Foi aprovado por unanimidade em 2ª discussão o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2024, que dispõe sobre o benefício de isenção de inscrição em Programas ou Eventos Esportivos para atletas.

Em votação única foi aprovado em unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 10/2024 que dispõe sobre os feriados civis e religiosos (municipais e federais, bem como acerca das datas de pontos facultativos no Município de União da Vitória.

O Projeto regulamenta e insere no calendário municipal o feriado nacional do dia 20 de novembro, que celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra nos termos da Lei 14.759 publicano no Diário Oficial da União em 22 de dezembro de 2023 e também tem por objetivo atualizar a tabela de feriados e pontos facultativos para que empesários e população em geral possam programar seus calendários de forma antecipada. O PL que revoga as Leis Municipais 4272/2013 e 4514/2015, declara feriados civis, religiosos e pontos facultativos em União da Vitória conforme as seguintes datas:

  • 1.o de janeiro – Confraternização Universal – Feriado Nacional;

  • Data Móvel – Carnaval – Ponto Facultativo;

  • Data Móvel – Quarta feira de cinzas – Ponto Facultativo até as 12h;

  • 27 de março – Aniversário do Município – Feriado Municipal;

  • Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo – Feriado Nacional;

  • 21 de abril – Tiradentes – Feriado Nacional;

  • 1.o de maio – Dia Mundial do Trabalho – Feriado Nacional;

  • Maio (data móvel) – Corpus Christi – Feriado Municipal;

  • Junho (data móvel) – Padroeiro Sagrado Coração de Jesus – Ponto Facultativo;

  • 7 de setembro – Independência do Brasil – Feriado Nacional;

  • 12 de outubro – Padroeira – Nossa Senhora Aparecida – Feriado Nacional;

  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público – ponto facultativo;

  • 2 de novembro – Finados – Feriado Nacional;

  • 31 de dezembro – Véspera de Ano – Ponto Facultativo até as 14h.

Os requerimentos aprovados foram de autoria dos Vereadores Waldir Luiz Cortellini (PSB), que solicitou a inclusão no Projeto de Asfalto a continuação da pavimentação na Paula Freitas no Bairro São Sebastião; André Cristiano Henik (DC) e Ednilson de Godoy (DC) solicitaram a implementação no aplicativo ‘União na palma da mão’, um campo específico para informar falta de iluminação pública, seja por lâmpada queimada ou extensão de linha; Thays Bieberbach (PT) solicitou através da secretaria executiva dos conselhos informações sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e juntamente ao Vereador Cortellini solicitaram informcães a respeito de cães com cinomose no Município. Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) solicitou à UPA informações a respeito de uma paciente a qual deu entrada em 20 de abril do presente ano.

O Vereador José Pedro Walck (PSD) solicitou a avaliação da possibilidade de desconto no IPTU aos afetados pela enchente do ano de 2023. Alandra Roveda Grando (PL) soliciotu ao Executivo avaliação de ponderações sobre a proposta de incorporação dos cursos vinculados ao Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela UNESPAR, conforme detalhado no Estudo Preliminar de Viabilidade Técnica recentemente apresentado tendo em vista inclusive o valor do próprio imóvel.

As moções de aplausos homenagearam todos os envolvidos no Projeto de Extensão Universitária “Senta que lá vem a História”, do colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus de União da Vitória e senhora Leni Trentin Gaspari pela notável contribuição cultural com o lançamento do livro “Novos Olhares sobre a História de União da Vitória”.

Os Vereadores que utilizaram a palavra no Pequeno Expediente foram Ednilson de Godoy (DC), Waldir Luiz Cortellini (PSB), Thays Bieberbach (PT), Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Alandra Roveda Grando (PL), Celso Carlos Rocha (MDB), José Pedro Walck (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e André Cristiano Henik (DC). O assunto mais comentado na Palavra Liovre foi decorrente do assunto greve dos professores e as razões que levam as mesmas, o que foi discutido de forma partidária ao que cada bandeira defende e o posicionamento dos vereadores que manifestaram-se em razão do que acreditam, porém todos em apoio aos professores.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

16ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: André Cristiano Henik (DC), que solicitou a manutenção …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *