Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Vereadores / Jair Brugnago / Aprovado projeto que concede isenções fiscais para prédios públicos com mais de 15 anos

Aprovado projeto que concede isenções fiscais para prédios públicos com mais de 15 anos

Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (11), vereadores aprovaram em votação única com dispensa de redação final o Projeto de Lei nº 47/2017, que concede isenções fiscais e substitui determinadas exigências técnicas para prédios públicos com mais de 15 anos.

Colégios e escolas de União da Vitória, que têm edificações mais antigas, não possuíam toda a documentação legal, principalmente a averbação e isso tornava inviável o investimento por meio de emendas parlamentares.

O projeto foi criado a partir de reuniões e debates entre o Legislativo e Executivo, com o objetivo de legalizar, junto à Prefeitura, a averbação dos imóveis para que as redes de ensino do Município pudessem receber investimentos.

O vereador Jair Brugnago fez o uso da Tribuna na sessão para explicar que o acesso às emendas parlamentares, federais, estaduais e até mesmo municipais, só é possível a partir da legalização da averbação dos prédios à escritura.

“Cada um de nós pares vereadores, a partir de agora, poderá conversar com seu deputado e dizer que as escolas de União da Vitória estão aptas a receber emendas por um Projeto de Lei trabalhado por esta Casa, junto com o prefeito e equipe. Até então não era possível, e automaticamente ficávamos de fora”, aponta o parlamentar.

Com a aprovação desse projeto, União da Vitória poderá receber investimentos em escolas, colégios e centros educacionais. Há a vantagem ainda, que a maioria das redes de ensino do Município contam com dualidade administrativa, em que alunos do ensino municipal e estadual usam o mesmo espaço físico.

Câmara, por meio de seus vereadores e setores de Planejamento, Jurídico, Financeiro e Cadastro, da Prefeitura, participaram na elaboração do projeto.

Mais informações pelo telefone (42) 3521-1200, setor de Cadastro da Prefeitura.

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

 

Projeto de Lei nº 47/2017:

  • Art. 1º. Fica estabelecido que as edificações públicas e comunitárias (EPC), contidas na definição do artigo 2º da Lei Complementar 09/2012 de 16.01.2012, com mais de 15 (quinze) anos deverão conter, somente com relação a reforma/ampliação e alteração:
  • I – Consulta prévia;
  • II – Planta de situação e escala com indicação do norte verdadeiro;
  • III – Planta baixa em cada pavimento não repetido, em escala, contendo a denominação e a área de cada compartimento, relação ou indicação dos vãos;
  • IV – Elevação das faces voltadas para vias públicas;
  • V – Planta de cobertura, em escala, contendo as indicações de caimento do telhado.
  • Parágrafo único: Das exigências constantes do artigo 35 da Lei Complementar 09/2012, para as obras mencionados no caput, excetuando os incisos acima citados (de I a V), todas as demais poderão ser supridas mediante apresentação de relatório circunstanciado elaborado através de profissional devidamente habilitado.
  • Art. 2º. Ficam as obras em edificações públicas e comunitárias com mais de 15 (quinze) anos, para reforma, ampliação e alteração, isentas de recolhimento de taxa de alvará de construção e eventuais multas, conforme previsões constantes do artigo 48 da Lei Complementar 09/2012 de 16.01.2012.
  • Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …