Home / Vereadores / Alandra Roveda Grando / Reunião sobre o movimento Maio Amarelo é realizada na Câmara Municipal

Reunião sobre o movimento Maio Amarelo é realizada na Câmara Municipal

Maio Amarelo é um movimento de conscientização para a redução de acidentes de trânsito

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (13), no plenário da Câmara Municipal, às 14h30, uma reunião com diversos órgãos e entidades do Município. Quem fez a explanação do conteúdo foi Sheila Peçanha Bona, coordenadora do Educação para o Trânsito (Educatran), setor responsável por essa iniciativa e Carla Teresinha da Silva, professora colaboradora.

O movimento Maio Amarelo tem por objetivo coordenar ações entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança diária, bem como, mobilizar toda a sociedade em diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Segundo a coordenadora Sheila, a meta do movimento Maio Amarelo é melhorar o trânsito em União da Vitória, não em relação à infraestrutura, mas mudar a consciência dos motoristas de União da Vitória. “Nossas ações são totalmente pedagógicas e educativas. Um de nossos projetos é inserir em nosso programa as escolas estaduais, universidades, tanto de União da Vitória como em Porto União para que elas recebam palestras que foquem a importância de ser ter uma boa educação no trânsito, com o intuito sempre de preservar a vida”, explica.

Além dessas palestras educativas, o Maio Amarelo ainda pretende realizar atividades como, panfletagem nas vias mais movimentadas da cidade, colocação de faixas nas principais ruas de União da Vitória, iluminação noturna do Morro do Cristo na cor amarela, iluminação noturna na cor amarela na ponte dos Arcos, iluminação em lojas, empresas e decorar órgãos públicos com laço amarelo, símbolo da campanha, que tem como tema: “Minha Escolha Faz a Diferença”. (Ver vídeo)

Foi pensando nessas ações que o Educatran resolveu solicitar ao Legislativo essa reunião informal, justamente para apresentar as propostas do Maio Amarelo e ouvir da liderança local, sugestões para novas ações que ajudem na conscientização da população. Entre as ideias, foi sugerido a Blitz Educativa, em que motoristas serão parados pela PM para ouvir orientações sobre o trânsito e receber um folheto educativo, entre outras.

A abertura do movimento Maio Amarelo será no dia 2 de maio, terça-feira, com a realização de uma carreata pelas ruas da cidade, a partir das 9h30.

Participaram da reunião os vereadores Fernando Vier, Cesar Empinotti e o presidente Almires Bughay Filho, e as vereadoras pastora Sandra Pinheiro e Alandra Roveda.

Lista de presença (além dos parlamentares):

• Alceu de Paula, chefe da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito, (Ciretran);
  • Gilberto Holowka, cabo do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC);
  • Marco A. Carvalho, sargento do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV);
  • Lucas Correa dos Santos, 2º tenente e comandante do pelotão de trânsito do 27º Batalhão de Polícia Militar (27ºBPM);
  • Silvia Guiz, diretora geral da autoescola São Cristóvão;
  • Franciele Marques, da equipe de ensino administrativo do Núcleo Regional de Educação (NREIVA);
  • Sandra Salete, vice-diretora da Unespar;
  • Rose Paskoski, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas);
  • Márcia de Souza, coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (Cras);
  • Cesar Viganó, assessoria de planejamento da Uniuv;
  • Albertino Mafra, subtenente do Corpo de Bombeiros de Porto União;
  • Caroline Schik, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social;
  • Clodoaldo Cleverson Goetz, secretário de Planejamento e Urbanismo;
  • Marcelo Storck, jornalista e diretor da Secretaria de Cultura;

ASSISTA: Conscientização no trânsito, Maio Amarelo – ‘Minha Escolha Faz a Diferença”

Deiwerson Damasceno dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial