Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 13ª SESSÃO ORDINÁRIA

13ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: Waldir Luiz Cortellini (PSB) que solicitou a instalação de faixa de pedestres em frente à Rede Feminina de Combate ao Câncer; Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) pediu o fechamento de valeta atrás do estacionamento da antiga indústria Miguel Forte e melhorias do passeio na Rua Visconde de Guarapuava. Ednilson de Godoy (PV) solicitou revitalização da área de lazer do Bairro São Joaquim e José Pedro Walck (PSD), para que seja colocada em prática a legislação relativa ao Código de Posturas do Município com base no artigo 12 e o concerto de buraco na Rua Godofredo Grollmann. Thays Bieberbach (PT) solicitou a roçada de terreno no Bairro Cristo Rei e Alandra Roveda Grando (PL) a criação de legislação municipal com base em Lei Estadual unificando legislações com direitos e diretrizes fundamentais com olhar específico a pessoa portadora do espectro autista. Valdecir José Ratko (UNIÃO) solicitou ao Executivo para que seja desenvolvido o Programa de Incentivo ao cultivo da crotalária e citronela com objetivo de método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

O Grande Expediente foi utilizado pelo Vereador Ednilson de Godoy (PV) que falou a respeito da trajetória junto ao paradesporto em virtude ao Dia do Paratleta União Vitoriense.

Em votação única por unanimidade foi aprovada a Emenda n.o 1 do Projeto de Lei Orgânica 37/2023 e aprovado em unanimidade o PL 37/2023 e em segunda discussão foi aprovado em unanimidade o PL 5/2024 em reconhecimento da Associação Nossa Casa do Caminho como Entidade de Utilidade Pública Municipal.

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Valdecir José Ratko (UNIÃO) destinou requerimento ao Executivo Municipal solicitando a iniciativa para a elaboração de um Projeto Lei envolvendo diversas entidades responsáveis para elaboração de um protocolo de normas de combate ao suicídio no Município. O Vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitou através de requerimento a limpeza do Rio D´Areia no Bairro Limeira, já os Vereadores Ednilson de Godoy (DC) e Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) solicitaram a implantação de bolsa atleta e auxílio atleta e o Vereador José Pedro Walck (PSD) pediu a criação do Conselho Municipal de Educação com a finalidade de normatização e fiscalização do sistema municipal de ensino. A Vereadora Thays Bieberbach (PT) solicitou a avaliação de um profissional engenheiro da estrutura da ESF.

As moções foram de pesar pelo falecimento da Sra. Elvira Lima da Silva e aplausos aos Organizadores da 3.a Caminhada Intermunicipal da natureza, Caminho da Erva Mate, à Rádio Massa FM Vale do Iguaçu pelo primeiro ano de atividades na região e ao Dia do Paratleta União Vitoriense.

Os vereadores que utilizaram a palavra no Pequeno Expediente foram Ednilson de Godoy (PV), Alandra Roveda Grando (PL), Emerson Lourenço Litwinski (NOVO), Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), Thays Bieberbach (PT), José Pedro Walck (PSD) e Valdecir José Ratko (UNIÃO).

O Presidente do Legislativo, Vereador Ratko, finalizou a Sessão lembrando a importância da audiência pública realizada em novembro/2023, informando que vai à capital paranaense em busca de respostas a referida audiência para dar continuidade na resposta a minimização dos efeitos das cheias do Rio Iguaçu em União da Vitória.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara Municipal de União da Vitória.

 

Veja Também

16ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações ficaram por conta dos Vereadores: André Cristiano Henik (DC), que solicitou a manutenção …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *