Home / Notícias / 17ª SESSÃO ORDINÁRIA – 75 ANOS COLÉGIO JOSÉ DE ANCHIETA

17ª SESSÃO ORDINÁRIA – 75 ANOS COLÉGIO JOSÉ DE ANCHIETA

Em razão do afastamento da Vereadora eleita Alandra Roveda Grando (PL), o Presidente do Legislativo, Valdecir José Ratko (UNIÃO) nomeou o Vereador José Gilso Lenczuk (PL) como membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio em substituição a Vereadora titular; e o Vereador Celso Carlos Rocha (MDB) para compor a mesa como segundo secretário ad-hoc, durante a Sessão.

Diversos Projetos de Lei deram entrada na Casa Legislativa e serão apreciados pelo plenário nas próximas Sessões. As indicações foram direcionadas para a saúde, onde o Vereador Alex de Anastácio (PSD) solicitou recursos para aquisição de um aparelho de raio-x e ultrassonografia; e para auxiliar idosos através da implementação do Programa Tampinha Solidária, para beneficiar asilos.

A Tribuna Popular foi utilizada pela Sra. Carmen Elisabeth Scheibe Ferreira que falou sobre o Colégio Estadual Integral José de Anchieta que completou no dia 14 de junho, 75 anos. A Diretora do Colégio explanou sobre a trajetória e evolução da Instituição, lembrando de todos que fizeram a história do Colégio, entre professores, diretores, equipe pedagógica, funcionários, alunos e comunidade envolvida; começando a história com o primeiro diretor, Cordovan Frederico de Melo, em 1950. A palestrante falou sobre a História do Colégio, que foi se modernizando ao longo do tempo e atendendo as necessidades da comunidade, tendo como meta fazer a diferença na vida de cada estudante oferecendo educação de qualidade. A Escola Estadual José de Anchieta tornou-se Colégio Estadual José de Anchieta. Hoje, além de diversos diferenciais, é referência pelo grande trabalho que desenvolve com as crianças na educação especial; ofertas de cursos de línguas e modalidades de turnos flexíveis, aulas de projetos de vida, protagonismo, empreendedorismo, práticas, robótica, entre outros. Todas atividades têm função pedagógica, oferecendo aprendizagem significativa através de acolhimento diário.

Ao longo dos 75 anos muitos fizeram parte do crescimento, e por isso, o Colégio Anchieta está desenvolvendo o Projeto “Projeto Eu Faço Parte da Sua História”, no qual você, que fez parte da Instituição (alunos, professores, funcionários), pode gravar um vídeo contando sua história e enviá-lo através das redes sociais do Colégio. Elisabeth concluiu sua fala parabenizando o Vereador Sr. Celso Carlos Rocha que também completa 75 anos em novembro de 2023.

Os Vereadores que utilizaram o Grande Expediente foram José Gilso Lenczuk (PL) e Celso Carlos Rocha (MDB). José Gilso fez um discurso de entrada na Casa Legislativa com diversos agradecimentos e Sr, Celso falou sobre sua infância, contando sua história de vida e período em que estudou no Colégio José de Anchieta.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) que solicitou informações a respeito dos medidores de velocidade assim como as devidas sinalizações de alerta que justificam a natureza educativa; Alex de Anastácio (PSD), que solicitou a notificação da empresa que presta o trabalho na Upa, para revisão de contrato com hospital e sua ampliação referente aos exames dos pacientes que passam pelo atendimento; tendo vista que os exames são feitos por convênio de UPA diretamente com hospital.

A moção acolhida por unanimidade na Casa, foi de aplausos pela atuação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) pelos delegados e investigadores da 4.ª SDP de União da Vitória, que divulgaram um levantamento sobre os primeiros cinco meses de 2023.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Alex de Anastácio (PSD) e José Gilson (PL).

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara de União da Vitória