Home / Notícias / 19ª SESSÃO ORDINÁRIA – HOMENAGEM AO LUTADOR ADANS MARTINS QUE CONQUISTOU O CINTURÃO DO TAEKWONDO NO RIO GRANDE DO SUL

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD), que solicitou a abertura de acesso ao Bairro Cidade Jardim para passagem de veículos altos e também uma ambulância fixa de espera para o Distrito de São Cristóvão. Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitou pavimentação asfáltica em via do Bairro Rio D´Areia e Waldir Luiz Cortellini (PSB) apontou a necessidade de melhorias na ponte da Barra do Palmital.

O Grande Expediente foi utilizado por Alex de Anastácio (PSD) e André Cristiano Henik (SDD) que tiveram como tema principal a importância de suas proposições. Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) falou especificamente sobre o problema do “fundão”, o FUMPREVI, apontando responsáveis.

Em segunda discussão foi aprovado por unanimidade os Projetos de Lei: 20/2023 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2023 com recursos de anulação de dotações; 22/2023 que autoriza a reversão ao patrimônio do Município de uma área de 15.563.61. Em primeira discussão foi aprovado em unanimidade o Projeto de Lei 15/2023 para a denominação da rua David Cardoso. Em primeira discussão foi aprovado em unanimidade o projeto de Lei 17/2023 que torna obrigatória a publicação da exposição justificativa detalhada nos decretos e leis de abertura de créditos suplementares e especiais editados pelo Executivo e dá outras providências.

Os Requerimentos aprovados foram para elaboração de Programa de Políticas de recursos hídricos para aquisição de máquina perfuratriz para construção de poços artesianos para agricultores municipais e também a troca de lâmpadas em vias do Bairro São Bernardo.

As Moções de aplausos acolhidas pelos EDIS foram destinadas Polícia Civil do Paraná (PCPR) e escrivães da 4.a SDP de União da Vitória pelo sucesso de casos solucionados de homicídios na região; ao Pastor David Chaxim Pereira pelos 5 anos de serviço na comunidade de União da Vitória; e ao atleta Adans Elias Ferreira Martins, que conquistou o cinturão no mês de junho em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul. Júlio Adilson Pires Filho (PP) propôs a moção de apoio à Rede de Jornalismo Jovem Pan pela liberdade de expressão para que não tenha seu registro cassado, somente a Vereadora Thays Bieberbach (PT) votou contrária a proposição.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD), José Gilso Lenczuk (PL), Emerson Lourenço (AGIR), Clodoaldo Goetz (PV), Anderson Cardoso (PROS). Os EDIS manifestaram congratulações aos homenageados da sessão e o Mestre Altair Ribeiro, que também esteve presente e foi professor de alguns Vereadores da mesa diretiva.

Em Sessão Extraordinária foi aprovado em primeira discussão, por unanimidade, o Projeto de Lei 21/2023 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024 e dá outras providências.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial – Câmara Municipal de União da Vitória