Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 20ª SESSÃO ORDINÁRIA

20ª SESSÃO ORDINÁRIA

As Indicações ficaram por conta dos Vereadores: Ednilson de Godoy (PV) para instalação de pedras irregulares em via rural que dá aceso a Colônia Guabiroba e manutenção dos banheiros destinados às pessoas com deficiência no terminal rodoviário Aníbal Khury, Alex de Anastácio (PSD) para implantação de parquinho infantil no Bairro Muzzolon e para limpeza da Ponte Machado da Costa (Ponte de Ferro), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) para que a Copel não faça a cobrança do aluguel dos postes para passagem de fibra ótica na área rural do Município, Júlio Adilson Pires Filho (PP) para inclusão do programa de asfaltamento em via do Bairro São Basílio Magno e via do Bairro Muzzolon, Alandra Roveda Grando (PL) para que os proprietários de terrenos baldios sejam notificados para o cumprimento do Decreto 99/2012 que obriga os proprietários a manterem os mesmos limpos, e, para a realização de concurso para a contratação dois funcionários efetivos na Farmácia Municipal.

A Tribuna Popular foi utilizada pelo Sr. Nelson João Pedroso que falou sobre o Ferroviário Esporte Clube. Sr. Nelson contou que foi presidente do ferroviário por 11 anos e retornou agora. Lembrou a história do Clube Ferroviário e da vila ferroviária, onde moram aproximadamente 40 famílias as quais não receberam intimação para saírem de lá. O Presidente do Ferroviário falou que a ação do Esporte Clube neste momento diz respeito ao Estádio, onde o clube ocupa o imóvel. Senhor Nelson contou que a ouve uma transição em 1997, em 2001 foram intimados a desocupar a área, que foi entrado com ação de manutenção de posse, sendo que a ação tramitou até 2019. Sr. Nelson ressaltou que o Município nunca deu nada ao Ferroviário e que a manutenção se deu através de trabalho e pagamento de mensalidade dos associados. Lembrou ainda que foi feito contrato em comodato para que o local fosse mantido como patrimônio público e que, em momento algum imaginaram que seria vendido. Senhor Nelson Pedroso citou a prestação do local como utilidade pública ao Município, como na época da enchente de 1983, quando serviu como pouso de helicóptero e discordou do valor do lance inicial.

Thays Bieberbach (PT) usou o Grande Expediente falando sobre o caso muito comentado no país na última semana de uma a criança de 11 anos vítima de estupro e de uma atriz de 21 anos, as quais foram alvos de violências sucessivas, onde foram julgadas de diversas formas e expostas pela sociedade, enquanto os estupradores seguiram no anonimato. Thays lembrou que desde 1940 existe o aborto legal em caso de encefalia fetal, gravidez apresentar riscos à mãe e quando é fruto de estupro. Thays lembrou da importância do diálogo com crianças e mães sobre o assunto e que parem de culpar as mulheres pela violência que sofrem.

André Henik também manifestou-se a respeito do mesmo assunto, declarando seu posicionamento contra o aborto. Onde no caso acontecido todos tiveram escolha, a mãe da menina que engravidou, a criança e menos o feto que estava indefeso e já com 7 meses de gestação. Lembrou de todos os traumas que a criança poderá ter ao longo da vida como problemas com dependência, baixa autoestima, síndrome pós aborto e mostrou ainda um vídeo sobre como é feito um aborto na 24 ª semana de gestação. André ressaltou que o menino que praticou o ato contra a menina deve ser punido e tratado, que a criança de 11 anos se recupere do trauma e lamentou o feto já no sétimo mês de gestação, o qual não teve escolha; André deixou claro o repúdio de toda e qualquer forma de abortar uma criança.

Valdecir Ratko comentou imagens chocantes expostas pelo colega, a necessidade em punir o estuprador, mas não concorda com a defesa do aborto. Ratko direcionou seu discurso cobrando a Sanepar, chamando-a de Sanepior, com serviço prestado de baixa qualidade, contou que entrou em contato com a empresa e tudo continua igual com obras inacabadas por todo Município. Falou que a direção da Sanepar deveria ter vergonha e ir em loco conferir a situação e que é imprescindível que as coisas saiam do papel com os pedidos dos vereadores, que devem ser a voz do povo, o qual paga suas contas e recebe um péssimo serviço da Empresa.

Em 1.a discussão foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 15/2022 que institui o Mês Maio Amarelo dedicado à ações preventivas de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Alex de Anastácio (PSD) falou sobre o Projeto de sua proposição, comentando que o mesmo já faz a diferença no estado e acredita que fará a diferença também no Município.

Alandra Roveda Grando (PL) apresentou o requerimento solicitando a ampliação do espaço da Farmácia Municipal, Ednilson de Godoy (PV) solicitou a construção de passeios externos em paver em torno da APAE, Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) e Waldir Luis Cortellini (PSB) para elaboração de estudo e organização de vagas de trânsito em frente às Escolas Municipais (CEMEIS), Alex comentou que as vagas existentes não são próprias para vans escolares o que acaba causando muito transtorno; André Cristiano Henik (SDD) e Ednilson de Godoy (PV) solicitaram ao Executivo Municipal o envio de projeto de reestruturação urbana de União da Vitória realizado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLLA) em 2018. Cordovan Melo Neto (PP), Alandra Roveda Grando (PL), Anderson Cardoso (PROS), André Henik (SDD), Ednilson de Godoy (PV), Júlio Adilson Pires (PP) e Valdecir Ratko (UNIÃO) pediram informações em relação ao leilão que acontecerá do terreno de propriedade do FUMPREVI.

O Vereador Alex de Anastácio (PSD) propôs a moção de aplausos, acolhida por unanimidade, ao Instituto Marcelo Domício Scaramella de Mello, Projeto Dignidade instalado em 2018 com objetivo de realizar ações voltadas as questões da dignidade aos irmãos em situação de rua e coletores de reciclagem.

Nenhum dos EDIS utilizou a palavra no Pequeno Expediente.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *