Home / Notícias / 26ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIÃO PRÓ-VIDA DÁ INÍCIO ÀS TRIBUNAS DO SETEMBRO AMARELO

26ª SESSÃO ORDINÁRIA – UNIÃO PRÓ-VIDA DÁ INÍCIO ÀS TRIBUNAS DO SETEMBRO AMARELO

As Indicações da Sessão Ordinária ficaram por conta dos Vereadores: Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) que solicitou melhorias nas condições de via do Bairro Nossa Senhora das Graças; Alex de Anastácio (PSD) pediu a elaboração do evento “Dia da Árvore” com plantio de árvores frutíferas. Thays Bieberbach (PT) indicou a necessidade de iluminação próximo ao Ginásio Benedito Albino e para que sejam feitas mais quadras de jogos no Bento Munhoz da Rocha. André Cristiano Henik (SDD) solicitou a instalação de câmeras de monitoramento na parte externa da Unidade de Saúde do Bairro Salete e a instalação de câmeras na Unidade de Saúde do Bairro Sagrada Família.

Dando início ao Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, os voluntários do Instituto União Pró-Vida marcaram presença, onde o Senhor Jonas utilizou a Tribuna Popular para falar do trabalho prestado pela Instituição e suas necessidades. A União Pró-Vida iniciou seu trabalho em 2004, prestando um relevante e indispensável serviço de saúde pública, servindo de apoio ao SUS, diminuindo suas filas, ouvindo o paciente que os procura para desabafar. Desde 2017 até o presente momento foram feitos 2000 atendimentos sendo que destas pessoas, mais de 400 expressaram casos graves extremos. A União Pró-Vida conta atualmente única e exclusivamente com trabalho 100% de 19 voluntários especializados que vivem diariamente a problemática da depressão e seus extremos. Jonas salientou a seriedade do trabalho feito pelos voluntários onde, o setembro amarelo dura o ano inteiro, através de um atendimento de 24 horas com organização e dedicação. O trabalho é atender as pessoas necessitadas de apoio emocional, uma conversa que une técnica e acolhimento, com o princípio de ouvir com o coração, o que diminui a tensão das pessoas. Jonas salientou as necessidades da Instituição, que tem como sede uma sala na rodoviária através do apoio da Prefeitura de Porto União. Segundo ele, existe a necessidade de apoio das Instituições para fazer a divulgação do serviço voluntário, da angariação dos mesmos e de sua localização. O voluntário contou ainda que os custos para tal divulgação é onerosa e é necessário o apoio das Prefeituras, visto que as placas oferecidas e feitas pelas mesmas estão desatualizadas e precisam ser repostas em pontes e locais de risco como hospitais e zona rural, local que existe violência doméstica e pouco acesso de recurso. Precisa conversar? A Uniao Pró-Vida está pronta para conversar com você! Telefone Fixo 3523 72 17, Celular e Whatsapp 24 horas 42 98890 0279.

Em votação única foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei:
– 33/2023 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2023, com recursos de excesso de arrecadação na fonte 933;
– 34/2023 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento geral do exercício financeiro de 2023 com recursos de anulação de dotações.

Em 1.a discussão foram aprovados os Projetos de Lei, em unanimidade:
– 20/2023 que dispõe sobre a instalação do botão do pânico nos estabelecimentos públicos e privados de ensino no Município de União da Vitória
– 25/2023 que dispõe sobre a criação do Programa de Capacitação sobre o transtorno do espectro autista – TEA em União da Vitória.
Com votos contrários do Vereador Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) e Thays Bieberbach (PT) foi aprovado o PL 24/2023 que autoriza o Executivo Municipal a instituir a disciplina de educação financeira no 5.o ano do Ensino Fundamental.

Os Requerimentos ficaram por conta dos Vereadores: Alex de Anastácio (PSD) para que possam realizar diligências necessárias à construção de uma nova unidade escolar destinada ao Colégio Estadual Padre Giuseppe Bugatti; Thays Bieberbach (PT) para que seja arrumado buraco em via do Bairro Bom Jesus; e André Cristiano Henik (SDD) junto ao Vereador Valdecir José Ratko (UNIÃO) para que o Executivo encaminhe através da Secretaria competente representante à Câmara de Vereadores prestar esclarecimento a respeito da iluminação pública em União da Vitória.

As Moções foram de aplausos, com iniciativa do Vereador Alex de Anastácio (PSD), pelos 20 anos do Colégio Estadual Padre Giuseppe Bugatti; Valdecir José Ratko (UNIÃO), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), André Cristiano Henik (SDD) e Júlio Adilson Pires (PP) propuseram a moção de aplausos pela formação de praças do 27.o Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória. Todas as moções foram acolhidas pelos EDIS.

Utilizaram o Pequeno Expediente os Vereadores Alex de Anastácio (PSD), José Gilso Lenczuk (PL), André Cristiano Henik (SDD), Thays Bieberbach (PT), Anderson Cardoso (PROS) e Valdecir José Ratko (UNIÃO). O assunto mais comentado além das próprias proposições dos Vereadores sobre o trabalho dos voluntários da União Pró-Vida, com a iniciativa do Presidente da Mesa, Valdecir José Ratko (UNIÃO), em providenciar a solicitação através de proposição ao executivo para atender as necessidades da Instituição.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação – Câmara Municipal de União da Vitória