Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / 30ª SESSÃO ORDINÁRIA – OUTUBRO ROSA

30ª SESSÃO ORDINÁRIA – OUTUBRO ROSA

A Indicação foi de autoria do Vereador Alex de Anastácio (PSD), para que seja utilizado o Programa Escola Mais Bonita para manutenção do Colégio Astolpho Macedo de Souza e para entrega no Município de óculos de inteligência artificial  no Projeto Óculos Amigo”.

Em virtude ao Outubro Rosa, mês de combate e alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Tribuna Popular foi utilizada por Sirlei Zandoná, atual presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A Rede Feminina de União da Vitória, com finalidade social e filantrópica, é formada por uma Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Assembleia Geral e diversos setores contando com o apoio fundamental e exemplar de voluntários que dedicam seu tempo em prol de pacientes e familiares que necessitam de tanto apoio neste momento tão delicado da vida. Sirlei em seu discurso falou sobre a história da Instituição, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes oncológicos e de seus familiares nas cidades de União da Vitória e Porto União, por meio do acolhimento, apoio e suporte, com foco na humanização do tratamento e na prevenção precoce. A presidente da Instituição contou que, além de atenderem pacientes oncológicos, a Rede presta suporte a pacientes de outras comorbidades fazendo empréstimo por exemplo, de cadeiras de rodas e banho, muletas e outros utensílios de saúde. Para quem necessitar de mais informações, queira ser voluntário ou deseje colaborar, ligue 3522 7060 ou mande WhatsApp para 42 98844-5537.

O Grande Expediente foi utilizado pelo Vereado Alex de Anastácio que abordou o assunto das cheias do Rio Iguaçu, problema que a região está sofrendo e que, segundo o Vereador, não é momento para politicagem e sim trabalhar e ajuda quem precisa. Alex lembrou ainda da responsabilidade que todos que precisam sair de suas devem ter com seus animais de estimação. Alex e demais vereadores comentaram a respeitos dos respaldos que chegam de variados órgãos, unindo forças entre Executivo, Governo do Estado e Instituições, com diversas providências que vem sendo tomadas para acolher pessoas que vêm sendo prejudicadas com as cheias. As cheias, além de ser o assunto principal comentado na Tribuna pelo Vereador Alex, também foi o assunto mais comentado durante a Sessão por todos os Vereadores.

Em segunda discussão foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei:
– PL 31/2023, que declara de utilidade pública municipal a Sociedade Beneficente São Camilo, Clínica Médica São Camilo;
– PL 32/2023, que denomina de Euclides Lis Cardoso a Miniarena do Bairro Rocio;
– PL 26/2023, que cria o Programa de Combate ao Assédio Sexual no interior dos ônibus de transporte coletivo de passageiros do Município de União da Vitória.

Em primeira discussão, aprovados em unanimidade:
– PL 38/2023, que altera o número de vagas do quadro de cargos e provimento efetivo do anexo I da Lei Municipal 3058/2003 que dispõe sobre a reestruturação da organização funcional de recursos humanos da Prefeitura Municipal de União da Vitória e dá outras providências;
– 39/2023, que altera a Lei Municipal 3621/2008, transformando os cargos de professor de educação infantil em cargos de professor, altera a Lei 3058/2003 e dá outras providências.

Os requerimentos acolhidos pelos Vereadores foram de autoria de Ricardo Adriano Sass (PP), que solicitou a implantação de ações de conscientização com toda população para o correto encaminhamento de materiais reciclados; Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) para limpeza de imóvel no Bairro São Bernardo e Alex de Anastácio (PSD) para criação de um Núcleo de Assistência Social (NAS).

As moções acolhidas pelos Vereadores foram de pesar pelo falecimento de João da Saúde; de apoio para aprovação de uma legislação que regulamente a caça de javalis e de aplausos à policiais e também à Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo serviço prestado às Gêmeas do Iguaçu.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores Alex de Anastácio, Anderson Cardoso, André Henick, Clodoaldo Goetz, Emerson Lourenço, José Gilso e Thays Bieberbach e o assunto mais comentado além das proposições dos próprios vereadores foi a respeito da conscientização da população no momento das cheias, em que uns precisam ajudar aos outros.

Manoela de Paula
Assessora de Comunicação
Câmara Municipal de União da Vitória

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *