Home / Notícias / Pauta do legislativo de União da Vitória tem enchentes e obras estruturantes

Pauta do legislativo de União da Vitória tem enchentes e obras estruturantes

Atendendo dispositivo legal, a Câmara de Vereadores de União da Vitória abriu espaço nesta segunda-feira, 08, para o cidadão Claudino Pedro Berlato, o qual levou algumas informações quanto a estudos realizados no que se refere à contenção de enchentes no Rio Iguaçu.

Por 15 minutos, Berlato fez a sua exposição sobre seus estudos para melhorar o fluxo do Rio Iguaçu na região de Porto Vitória em um sistema comportas para controlar a vazão e evitar danos em tempos de estiagem.

Segundo Berlato a aplicação de sua técnica, elaborada em parceria com o professor e Roberto Pedro Bom, é viável economicamente e poderia reduzir as chances de uma cheia, controlando a vazão da água pela abertura de um “canal extravasor”, abrindo ou fechando as comportas.

Berlato destacou ainda fatores que defende como motivos de aumento das consequências das cheias periódicas: a derrubada das arvores e das matas ciliares, drenagem dos rios e das várzeas de forma irregular, construção das pontes, aterros, calçamentos e asfaltos, lixo jogado no rio e a extração de areia de forma irregular.

Os vereadores da atual legislatura tomaram conhecimento da proposta apresentada pela primeira vez em 2014.

Tudo o que surgir como uma tentativa de controlar as cheias e o volume do Rio tem de ser estudado“, defendeu o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Sass (PSC-PR). O autodidata, Claudino Berlato quer divulgar seu trabalho na mídia e atrair interessados em viabilizar sua proposta.

Ordem do Dia 

Dois Projetos de Lei deram entrada na Câmara de Vereadores de União da Vitória. De origem do Poder Legislativo, foi lido em plenário e despachado para análise das Comissões Permanentes, o Projeto de Lei Ordinária nº 05/2019 de autoria da Vereadora Alandra Roveda Grando (PR – PR) que institui a fila única para matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de União da Vitória, estabelecendo critérios para atendimento prioritário.

Já do Poder Executivo, deu entrada o Projeto de Lei Ordinária nº 09/2019 que autoriza o executivo municipal a efetuar a abertura de crédito especial no orçamento próprio da Uniuv de União da Vitória, para o exercício de 2019, com recursos provenientes de superávit financeiro.

Indicações

Os Vereadores Valdecir José Ratko (PSC – PR) e Diego dos Santos (PSC – PR) enviaram Ofício de Gabinete (Indicação) ao gabinete do prefeito Santin Roveda para que este determine as secretarias envolvidas iniciar processo de elaboração de projeto visando à busca de uma solução para o Cemitério do Distrito de São Cristóvão assim como o Cemitério Municipal na região central do Município, os quais não possuem mais espaço físico para utilização.

Já o Vereador Joarez Leandro de Oliveira (PSB – PSB) solicitou por meio de Indicação, ao Prefeito Municipal para que juntamente com a Secretaria competente seja elaborado estudo com a finalidade de melhorar a área do Terminal Urbano do Município. Tendo como pontos principais a serem reestruturados com a colocação de bancos de material plástico, a implementação de banheiros de responsabilidade dos próprios estabelecimentos comerciais e mais lixeiras no local.

Requerimentos

Os Vereadores Emerson de Souza (Patriotas) e Almires Bughay Filho (PSDB) tiveram requerimento aprovado pelos legisladores, onde solicitam ao Prefeito Municipal, para que junto com a Secretaria competente, possa entrar em contato com a Empresa de Transportes Coletivos, no sentido de realizar estudos com a possibilidade de que, o Terminal Coletivo na área central de União da Vitória possa ser um local onde os usuários do transporte coletivo façam o transbordo de um ônibus para outro sem precisar pagar uma segunda passagem, como ocorre em outros centros urbanos que têm tarifas proporcionais às aplicadas em nossa cidade.

Moção de aplausos

A Vereadora Alandra Roveda Grando (PR) propôs um Voto de Aplausos a todas as entidades que trabalham em prol da melhora na forma de vida das pessoas portadoras do autismo, assim como todas as crianças e pais que, dia após dia travam batalhas silenciosas e constantes contra o transtorno. O dia Mundial de Conscientização do Autismo é marcado pelo dia 2 de abril de cada ano.

Fala vereador

Ocuparam a Tribuna da casa os vereadores Jair Brugnago (PSDB-PR) e Emerson de Souza (Patriotas). Brugnago se reportou ao encontro de prefeitos e vereadores da região sul com o Secretário Estadual Sandro Alex, promovido pelo Deputado Estadual Hussein Bakri (PSD-PR). Emerson de Souza alertou para a necessidade de obras de manutenção na região dos conjuntos no Cristo Rei, pedindo mais atenção do setor de obras para os bairros.

Na Palavra Livre os vereadores Jair Brugnago, Valdecir Ratko, Albino Schuersovski (MDB), Almires Bughay, Emerson de Souza e Ricardo Sass. O presidente defendeu as reivindicações de obras estruturantes para desenvolvimento econômico da região da Amsulpar, como um aeroporto regional e a duplicação da BR 476 entre União da Vitória e Lapa, na região metropolitana de Curitiba, amplamente discutida com o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Veja Também

Instituto SIM é declarado de Utilidade Pública em União da Vitória

A Câmara de Vereadores de União da Vitória esteve reunida em sessão plenária da noite …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *