Home / Notícias / Resumo da 37ª sessão ordinária da Casa

Resumo da 37ª sessão ordinária da Casa

A 37ª sessão ordinária de 2018 foi realizada às 19h de segunda-feira (5), no plenário da Câmara. Quatro projetos foram aprovados, três do Legislativo e um do Executivo.

Da Câmara, os projetos nº 18 e 19/2018, autoria de todos os vereadores, sobre outorga de título de cidadão honorário aos senhores Carlos Mattioli, juiz de direito e Julio Ribeiro, promotor de justiça, respectivamente, foram aprovados em turno único e com dispensa da redação final.

Solenidade para a entrega dos títulos será realizada no dia 29 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no salão Edson Aires, na Uniguaçu.

Aprovado também em primeiro turno com dispensa da redação final, o projeto nº 20/2018, autoria dos vereadores Ricardo Sass e Diego dos Santos, que denomina a Mini Arena da Praça dos Expedicionários, de Otacílio Eustáchio do Amaral.

Do Executivo, o projeto nº 55/2018 foi aprovado em primeiro turno e por unanimidade entre os vereadores. Dispõe sobre alteração do Inciso I do Art. 11 da Lei nº 3637, que trata sobre o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

TRIBUNA

Prefeito interino de União da Vitória, Bachir Abbas, fez o uso da Tribuna da Casa para explicar o motivo da reunião realizada com os vereadores na manhã de segunda-feira (5), na Câmara. Segundo Bachir, foi acordado entre os Poderes, que repasse do Legislativo para a Prefeitura referente a este ano, será direcionado às secretarias de Saúde, Educação e Obras.

Parte da verba também será direcionada para a ampliação de CEMEIs, para abertura de vagas às crianças de 0 a 3 anos, instalação de parques infantis nos bairros do Município e apoio às entidades. Valor é superior a R$ 2 milhões.

Alandra Roveda, fez uma breve apresentação sobre a demanda reprimida nos CEMEIs de União da Vitória. Segundo dados da Secretaria da Educação que foram apresentados pela vereadora, fila de espera nas creches é de aproximadamente 900 crianças com idade de 0 a 3 anos. Alternativa, discutida com Ministério Público, vereadores e Executivo, é que ampliações nas unidades sejam feitas com o intuito de oferecer mais vagas em um curto espaço de tempo.

O vereador Jair Brugnago falou sobre os investimentos nas escolas com dualidade administrativa. Seis unidades foram beneficiadas com R$ 600 mil. Edil também direcionou críticas à Sanepar e questionou o fato da empresa ainda não ter respondido documento da Câmara, o qual pede para que esclarecimentos sobre obras inacabadas em vários pontos da cidade, sejam feitos na Tribuna da Casa.

REQUERIMENTO

Único requerimento aprovado na sessão é de autoria dos vereadores Joarez Tica, Albino Schuersovski e Almires Bughay Filho. Pede ao Executivo a continuidade da pavimentação asfáltica na avenida São Cristóvão, da esquina com a rua D. Manoel Deobox,  rua José Rudnik, até esquina com a rua Wilkis Amazonas.

Próxima sessão ordinária será realizada na segunda-feira (12), às 19h, no plenário da Câmara.

Deiwerson Damasceno dos Santos – Jornalista MTB 0011671/PR – Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial

• Deixe o seu comentário/Sugira uma correção ao email: imprensa@cmuva.com.br