Portal de Notícias

Câmara Municipal de União da Vitória

Home / Notícias / União da Vitória Já Tem Lei Que Incentiva às Doulas

União da Vitória Já Tem Lei Que Incentiva às Doulas

Lei de autoria do Vereador Mário da caixa foi sancionada e está valendo

 

Da Assessoria – Foi publicada no dia 7 de outubro a lei que dispõe sobre a presença de Doulas durante o parto nas maternidades situadas no município. O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv sancionou a Lei no dia 17 de setembro. O autor da lei, o vereador Mario Lúcio Pereira Ferreira, o Mário da Caixa (SD), comemorou. A palavra “DOULA” vem do grego “mulher que serve”. É uma assistente de parto, com ou sem formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher. Segundo a Lei, as maternidades e todos os estabelecimentos hospitalares congêneres, das redes pública e privada, de União da Vitória – PR, são obrigados a permitir a presença de “Doulas” durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitada pela parturiente.

De acordo com o Vereador Mario da caixa, os partos acontecem em ambiente hospitalar e rodeados por especialistas: o médico obstetra, a enfermeira, o anestesista, o pediatra, cada qual com sua especialidade e preocupação técnica pertinente. “Cada vez maior, a hospitalização do parto deixou as nossas mulheres isoladas, sem nenhum apoio psicossocial. A figura da Doula emerge justamente para preencher esta lacuna, suprindo a demanda de emoção, afeto e conhecimentos empíricos neste momento de intensa importância e vulnerabilidade” defende. Mario da Caixa ainda justificou dizendo que é o resgate de uma prática existente antes da institucionalização e medicalização da assistência ao parto.

 

O que dizem as Doulas

 

A terapeuta e Doula, Fernanda Lenz Ravanello que esteve na Câmara de Vereadores defendendo o então Projeto de Lei, destacou a importância e a necessidade da Lei apresentado, defendendo a humanização dos partos. Segundo a terapeuta, isso vai fazer com que União da Vitória baixe suas estatísticas de partos por cesariana. “A Doula orienta a família e trás segurança para a mulher. É uma profissional que apóia a mãe e a encoraja a ter um parto humanizado e natural, mas pode auxiliar também as cirurgias chamadas cesáreas“, explicou.

Veja Também

8ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante o Grande Expediente a palavra foi utilizada pelos Vereadores Alex de Anastácio (PSD) e …