Home / Notícias / União da Vitória terá Colégio Militar
Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba

União da Vitória terá Colégio Militar

Autoridades, representantes do Poder Legislativo, professores, imprensa, comunidade e convidados, participaram no começo da noite de quinta-feira, 1º, de uma audiência pública que teve como pauta, a implantação do Colégio Militar no município.

E o martelo foi batido: a modalidade será oferecida no Colégio Lauro Muller Soares, em União da Vitória já a partir de 2020. A audiência foi organizada pelo Núcleo Regional da Educação (NRE) e pelo deputado, Hussein Bakri.

Dinâmica

Conforme o chefe do NRE, Carlos Polsin, a modalidade será oferecida para os alunos já matriculados na instituição – são cerca de 150 alunos aptos, no momento – mas aberta aos demais estudantes da cidade. Para o ingresso, os interessados vão passar por um teste seletivo. Não haverá sistema de cotas. “Todos os alunos do colégio permanecem ali e abrimos com teste seletivo para os alunos das outras instituições que tenham interesse”, lembra Polsin. Funcionando integralmente – o andamento será gradativo – a capacidade será de atender, em média, 800 alunos.

A modalidade começa no sexto ano e termina no Ensino Médio, no terceiro ano. A opção vale para meninos e meninas. “Ele (o aluno) sai com o Ensino Médio normal mas com cursos a mais, atividades completares realizados durante a tarde. Muda também a carga horária”, explica o chefe do NRE.

Na estrutura de funcionários e professores, as mudanças acontecem também. Dentro do Colégio Militar, alguns cargos serão ocupados por militares. Por isso, será criado no Lauro Muller, um pequeno batalhão, para organização da dinâmica. Sobre isso, o major Marcelo Toniolo de Oliveira, falou na audiência. Conforme ele, o processo é rápido, prático e funcional.

Implantado, este será o quinto Colégio Militar no Paraná.

Fotos: Assessoria