Home / Notícias / ENREVISTA COM A PROFESSORA ALZENIR TERESKI DE PAULA

ENREVISTA COM A PROFESSORA ALZENIR TERESKI DE PAULA

A Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória, Manoela de Paula e Souza, conversou com a Professora Alzenir Tereski de Paula, aposentada em março deste ano. A Professora que iniciou no magistério aos 16 anos de idade, contou que desde pequena sonhava ser professora e observava as turmas da escola passarem por sua casa com suas professoras em atividades extra classe.

Certa vez, contou Alzenir, uma professora falou com sua mãe para lhe colocar na escola, e com apenas 6 anos ingressou no primeiro ano com excelente desempenho e alegria. Aos 18 anos entrou no SESI para trabalhar com crianças da pré-escola, permanecendo lá por 14 anos, e em seguida lecionou no Colégio São José por mais 14 anos. Em março de 1994, passou no Concurso do Magistério do Município de União da Vitória e foi lecionar na Escola Municipal Professora Hilda Romanzini de Melo, onde aposentou-se completando exatamente 28 anos na mesma instituição de ensino.

A Professora comentou que os desafios enfrentados nos dias de hoje na carreira docente são muitos, assim como as vantagens em relação há alguns anos, sendo necessário manter- se aberto às atualizações como o uso das tecnologias, proporcionando aulas dinâmicas e motivadoras a fim de conquistar o aluno para que o mesmo continue na escola: “Sei que existem dificuldades e desafios que marcam nossa profissão, mas ao mesmo tempo há várias razões para celebrar. Hoje, as escolas estão muito mais equipadas com materiais de apoio, livros, hora atividade, internet o que ajuda muito os professores ao prepararem suas aulas. Ao mesmo tempo a geração atual perde o interesse muito fácil. Livros com textos muito longos, por exemplo, já não são tão interessantes para quem consome vídeos diariamente. Assim, o professor precisa competir com as mídias que são muito mais atrativas que uma sala de aula e trabalhar com alunos que vêm de famílias desestruturadas e emocionalmente atingidos. Turmas totalmente heterogêneas, alunos com muitas dificuldades no aprendizado também são desafios a serem enfrentados.”

A Professora aposentada olha para a trajetória profissional com satisfação, salientando que a maior recompensa é ver seus alunos formados, exercendo uma profissão, tendo a ciência que foi o professor quem preparou com a base necessária, entendendo o quanto vale a pena todo esforço e dedicação. Alzenir salienta a importância de um professor na vida do cidadão, “… O professor tem a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante. Não existe outra profissão capaz de marcar tanto a vida das pessoas. Um professor pode ser lembrado na memória de milhares.”

Alzenir vê a profissão como uma missão onde o indivíduo nasce com o propósito de educar. A escolha da carreira docente exige muito amor, empatia e paciência, pois, hoje as crianças estão muito mais carentes de atenção e afeto. A mídia pode proporcionar momentos de entretenimento e conhecimento, mas jamais substituirá a presença humana, um olhar afetuoso do professor e o carinho que esse pode dar. A Professora Alzenir deixa um recado para os que estão ingressando na carreira, a famosa frase do grande poeta brasileiro Fernando Pessoa: “Tudo a vale a pena, quando a alma não é pequena”.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação da Câmara de União da Vitória