Home / Notícias / Nomes do esporte são homenageados na reinauguração do estádio

Nomes do esporte são homenageados na reinauguração do estádio

Duas cabines e quatro espaços de torcedores receberam nomes consagrados do esporte local. O batismo, oficializado no sábado, 7, quando o Estádio Antiocho Pereira foi reinaugurado, é resultado de um projeto criado e aprovado pelo Legislativo. Ao longo do último mês, a Câmara acolheu nomes, os estudou, fez perfil de seis deles e através da Lei, determinou que alguns ambientes do novo complexo esportivo, homenageassem que vibrou com os jogos realizados no campo e que no coração, tinha um carinho extra pelo Iguaçu, a Pantera do Vale.

Por isso, não faltou emoção. Ao longo do descerramento das placas, os familiares secaram lágrimas, se abraçaram, lembraram dos momentos mais marcantes de seus entes queridos. Para o presidente do Legislativo, Ricardo Sass, cada escolha foi justa.

“É fundamental reconhecermos essas pessoas que tanto contribuíram para nosso esporte”, disse.

O presidente, além de outras autoridades, citou em seu pronunciamento a contribuição do deputado estadual, Alexandre Curi, figura fundamental, conforme o parlamentar, para a concretização do projeto no Antiocho. “Ele não pode estar presente mas o Alexandre foi um dos grandes responsáveis pela conquista do município de recursos para grandes obras, como é o caso do estádio”.

Lideranças políticas de toda a região prestigiaram o evento de reinauguração. Prefeitos, vereadores, representantes da Federação Paranaense de futebol, Secretaria de esportes do Estado do Paraná, e do Athletico Paranaense – que confirmou parceria com o Iguaçu – estiveram por lá.

Para o Prefeito de União da Vitória, Santin Roveda o momento foi emblemático.

“A volta do Antiocho Pereira posiciona União da Vitória em lugar de destaque para receber grandes eventos, e isso vem sendo nosso objetivo na Administração”, afirmou. Santin também mencionou a contribuição de Curi na conquista do projeto de reforma do estádio, bem como de outras intervenções feitas na cidade.

“Ficou um belo estádio, agora além de receber os jogos do Iguaçu, podemos oportunizar a nossa população um espaço esportivo em ótimas condições”, completou o secretário de Esportes, Cordovan de Mello Neto.

As reformas no estádio foram idealizadas ainda em 2015, quando, na época, o Governo de Estado liberou para isso, cerca de R$ 450 mil. Na época, a articulação dos recursos teve a participação do então Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Depois, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, elaborou o projeto de reforma do estádio.

“Fiz questão de estar presente nesse dia. Foi um desfio muito grande buscar os recursos para essa obra, e hoje ela está aí. É um ganho para toda União da Vitória. Hoje não estou mais na vida pública, mas com o sentimento de dever cumprido”, afirmou Rossoni.

O atual líder do governo, Hussein Bakri, presente na solenidade, disse que a reinauguração quebra um jejum da comunidade esportiva, fã dos jogos locais.

“É emocionante, ter um local tão tradicional para nossa cidade e minha alegria é grande por contribuir para a volta do Iguaçu às competições, e participar junto com o Governo no acompanhamento dessa obra, é um grande dia”.

A solenidade de estréia do estádio deve desdobramentos já no domingo, 8, com a realização do primeiro jogo do Iguaçu, depois de dez anos. Empurrado por uma torcida que foi ao estádio em peso, o time de União da Vitória fez três a zero em cima do Andraus Brasil.

Os homenageados

Juarez Marcondes, o Jota, foi homenageado com uma das cabines de locução esportiva assim como Nilson Gilson Parise, o Nico, que também tem seu rosto estampado em um destes espaços. Os torcedores, Edgar Ervino Fleith, Durval de Lima, Alceus Alves (Barulho) e o ex-jogador, Mica, tiveram seus nomes eternizados nas placas de homenagens.

As leis que “batizam” alguns dos principais espaços no Estádio Antiocho Pereira foram aprovadas na sessão extraordinário da Câmara de Vereadores de União da Vitória no dia 12 de agosto. Todas essas personalidades, sejam na narração dos jogos ou pela paixão ao esporte, foram identificadas como merecedores do registro.

Fotos: Assessoria CMUVA e PMUVA